Código de Conduta: Evolução, Essência e Elaboração – A ponte entre a ética e a organização

Saiba mais sobre esse livro, lançado em 2019, em coautoria com Lélio Lauretti

  • Resumo do livro: A obra é essencial para a disseminação da cultura ética nas empresas, o código ganha perspectiva a partir do olhar apurado e propositivo dos autores. As empresas, entre outras características, devem ser promotoras de mudanças sociais baseadas na ideia do bem comum. E não há bem comum sem a prevalência de princípios éticos. Esta é, portanto, leitura indispensável para todos os interessados na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
  • Onde adquirir? Encontre online aqui

Confira detalhes do livro:

“O principal instrumento para a implantação de uma cultura ética nas empresas ou organizações não empresariais é o código de conduta, que converte princípios éticos em recomendações objetivas de fazer e não fazer.

Este livro tem foco neste instrumento, em primeiro lugar, sob uma perspectiva histórica espelhada em uma pesquisa que abrangeu 5 mil anos. Em segundo lugar, examina as interligações entre o código e a própria governança corporativa, bem como com as políticas ou programas de integridade, aquelas espontâneas e estes impostos por regulamentos. Em terceiro, oferece sugestões objetivas quanto à própria elaboração do código.

A obra de Lélio Lauretti e Adriana de Andrade Solé, professores e militantes da governança corporativa, assim, tem objetivos muito mais amplos do que simplesmente estabelecer normas de conduta aceitas ou rejeitadas pela organização. Combina pesquisa histórica, teoria e prática em torno do código de conduta. Instrumento essencial para a disseminação da cultura ética nas empresas, ou seja, um ambiente em que a “opção pelo bem” se converta no comportamento natural e espontâneo de todos, sejam administradores ou colaboradores, o código ganha perspectiva a partir do olhar apurado e propositivo dos autores. As empresas, entre outras características, devem ser promotoras de mudanças sociais baseadas na ideia do bem comum. E não há bem comum sem a prevalência de princípios éticos.

A leitura apresenta os 3 “Es” sobre Código de Conduta: Evolução – suas diversas fases ao longo do tempo e a necessidade de constante atualização periodicamente; Essência – o reconhecimento de que o Código de Conduta é a ponte entre a Ética e a Organização; alma dos códigos, o que nunca pode ser negligenciado e sempre identificado; e Elaboração – como fazer um código de conduta que cumpra o propósito de criar uma cultura ética e inspire e direcione as organizações atuais. Trata-se, portanto, de mais uma contribuição construída para a semeadura dos princípios éticos em uma sociedade sedenta de transparência e da justiça social.”

Prefácio de Modesto Carvalhosa

Leia também: Artigo de Modesto Carvalhosa sobre o livro Código de Conduta: Evolução, Essência e Elaboração

Lançamento do livro Código de Conduta no Congresso Internacional do IBGC, com a presença da CEO da editora Fórum, Maria Amélia

Clique aqui, entre em nosso fórum, deixe suas dúvidas e participe das discussões!