Saiba mais sobre esse livro, lançado em 2019, em coautoria com Lélio Lauretti e que está em sua 2ª edição
- Resumo do livro: A obra é essencial para a disseminação da cultura ética nas empresas, o código ganha perspectiva a partir do olhar apurado e propositivo dos autores. As empresas, entre outras características, devem ser promotoras de mudanças sociais baseadas na ideia do bem comum. E não há bem comum sem a prevalência de princípios éticos. Esta é, portanto, leitura indispensável para todos os interessados na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Nesta 2ª edição, além de atualizarmos todos os gráficos e pesquisas presentes no texto básico, acrescentamos:
• o Código de Conduta e Honra dos Vikings, criando um contraponto positivo sobre a visão da mulher na sociedade, do Código de Manu, na Índia, ao Martelo das Bruxas, na Europa;
• os princípios éticos que estão regendo a transformação digital;
• a delicada e importante questão da legalidade x legitimidade dos códigos de conduta empresarial;
• a análise sobre o impacto da pandemia de covid-19 no mundo corporativo, principalmente nos setores ligados à saúde e nos códigos de conduta;
• a importância dos códigos de conduta na transformação digital e Agenda ESG.
- Onde adquirir? Encontre online aqui
Confira detalhes do livro:
“O principal instrumento para a implantação de uma cultura ética nas empresas ou organizações não empresariais é o código de conduta, que converte princípios éticos em recomendações objetivas de fazer e não fazer.
Este livro tem foco neste instrumento, em primeiro lugar, sob uma perspectiva histórica espelhada em uma pesquisa que abrangeu 5 mil anos. Em segundo lugar, examina as interligações entre o código e a própria governança corporativa, bem como com as políticas ou programas de integridade, aquelas espontâneas e estes impostos por regulamentos. Em terceiro, oferece sugestões objetivas quanto à própria elaboração do código.
A obra de Lélio Lauretti e Adriana de Andrade Solé, professores e militantes da governança corporativa, assim, tem objetivos muito mais amplos do que simplesmente estabelecer normas de conduta aceitas ou rejeitadas pela organização. Combina pesquisa histórica, teoria e prática em torno do código de conduta. Instrumento essencial para a disseminação da cultura ética nas empresas, ou seja, um ambiente em que a “opção pelo bem” se converta no comportamento natural e espontâneo de todos, sejam administradores ou colaboradores, o código ganha perspectiva a partir do olhar apurado e propositivo dos autores. As empresas, entre outras características, devem ser promotoras de mudanças sociais baseadas na ideia do bem comum. E não há bem comum sem a prevalência de princípios éticos.
A leitura apresenta os 3 “Es” sobre Código de Conduta: Evolução – suas diversas fases ao longo do tempo e a necessidade de constante atualização periodicamente; Essência – o reconhecimento de que o Código de Conduta é a ponte entre a Ética e a Organização; alma dos códigos, o que nunca pode ser negligenciado e sempre identificado; e Elaboração – como fazer um código de conduta que cumpra o propósito de criar uma cultura ética e inspire e direcione as organizações atuais. Trata-se, portanto, de mais uma contribuição construída para a semeadura dos princípios éticos em uma sociedade sedenta de transparência e da justiça social.”
Prefácio de Modesto Carvalhosa