Palestra proferida pelo Ministro Joaquim Barbosa no hotel Renaissance em São Paulo, promovida pelo IBGC. Algumas impressões do Ministro compartilhadas com o público presente em 21/10/2015 e anotadas por Adriana Solé.
- Ministério Público Federal é a mais democrática Instituição pública brasileira.
- Pontuou como exemplos do Dinamismo do setor publico:
- o setor agrícola em especial a Embrapa como um dos setores públicos mais profissionais e blindados da vida política juntamente com Banco Central e Tesouro Nacional,
- Eficiência arrecadatória do Fisco
- Segmentos internos da Justiça Federal há anos com processos judiciários eletrônicos.
- Como lado sombrio destacou:
- mentalidade de boa parte dos servidores em acreditarem piamente que tem o direito a vultosa remuneração independente do próprio mérito
- Agentes políticos , aqueles que ocupam temporariamente cargos públicos, manuseiam, manipulam grande monta de recursos sem critérios contemplando interesses que se alinham aos interesses pessoal.
- Complacência dos chefes de Governo quanto ao não requerimento de capacitação técnica e loteamento político escancarado e sem pudor dos cargos públicos como demonstração de força de que são eles quem mandam…sem constrangimentoss…
- Interesses nada republicanos por apoio político.
- Patrimonialização espúria da máquina pública é apenas uma faceta do fenômeno cultural brasileiro caracterizado por:
- difícil convivência com regras de impessoalidade , de mérito e de equidade
- boa parte das empresas privadas não se expoem ao escrutínio público de uma bolsa de valores
- Nepotismo graça livre e solto em todos os setores.
- Incontrolável desejo do setor privado em querer ser sempre sócio do Estado através do subsidio publico.Bolsa empresario e bolsa BNDES.
- Estarrecedora informação da Revista Piaui sobre 5OO bilhões de Reais do BNDES canalizados para empresários amigos do rei sob o pretexto de investimentos na infra estrutura do País
- Capitalismo de compadrio entre os setores público e privado que causam uma série de distorções , inclusive comportamentais modificando o mundo público na sua estrutura.
- Banalização da estabilidade no setor público.