Pós graduação em modalidade síncrona: Objetividade e feedback instantâneo.
Citação de Adriana Solé em 04/06/2020, 1:01 PMUm dos positivos impactos do Coronavírus na nossa vida foi a antecipação de forma exponencial, trazendo para o aqui e agora, a tendência de teletrabalho e home office.
A partir de meados de março deste ano, nós os professores de pós graduação fomos convidados a encarar o desafio de aulas on line. A vivência em EaD para muitos já era uma realidade , mas aulas síncronas obedecendo o cronograma previstos das Instituições foi novidade e um grande desafio a todos.
As Instituições tiveram que se adequar rapidamente as suas plataformas virtuais para a grande demanda de seus cursos anteriormente contratados, em curtíssimo espaço de tempo, mais precisamente em poucas semanas. Plataformas tipo zoom e Microsoft teams passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Evoluimos em dias o equivalente a anos em termos de comunicação.
O desafio foi grande e contar com a solidariedade, experiência e disponibilidade de professores colegas mais experientes nesta modalidade foi crucial para diminuir o gap de aprendizagem da maioria . Por iniciativa própria , estes professores se dispuseram a ensinar os colegas não só a utilização das plataformas , como também repassaram dicas de como conseguir maior interação com os alunos..
Registro aqui a minha eterna gratidão aos professores do IEC PUC MG Marco Pereira, Sandro Marcio, Josmária , Cassia Morato, Rodrigo de Freitas, Ewersom Morais e outros que se dispuseram a nos treinar na primeira hora quando o desafio foi colocado. A modalidade criada De teacher para teacher funcionou maravilhosamente!
No mês de maio , iniciei na modalidade síncrona com as turmas da PUC MBA em Mercado Financeiro e Certificações e MBA Mercado de Capitais e Derivativos utilizando a plataforma Microsoft teams. Na FDC, utilizando o Zoom com a turma de Gestão de Negócios -NEG 223 e com o IBMEC também no Zoom no MBA Executivo em Gestão de Negócios.
Agradeço a participação, envolvimento e respeito dos participantes destas turmas durante a disciplina de Governança Corporativa. O carinho e a atenção deles durante as nossas aulas síncronas foram decisivos para formar minha opinião sobre a efetividade e eficácia desta metodologia: Funciona e bem! A interação em tempo real, o feedback instantâneo criam uma objetividade maior na transmissão do contéudo.
Voltaremos para sala de aula no pós Covid diferentes e com muito mais opções na interação com os discentes. Estou amando a experiência e aprendizado!
Aos meus especiais aluninhos destas primeiras turmas fica o recado que estamos crescendo juntos e de forma bem divertida...e agradeço a paciência de todos nas eventuais “pisadas no tomate “da teacher na lida com a plataforma durante os nossos encontros. Continuo a contar com a valiosa ajuda dos bombeiros do outro lado da telinha..rsrsr
Qualquer sugestão e observação sobre o tema serão muito bem vindos!
Um dos positivos impactos do Coronavírus na nossa vida foi a antecipação de forma exponencial, trazendo para o aqui e agora, a tendência de teletrabalho e home office.
A partir de meados de março deste ano, nós os professores de pós graduação fomos convidados a encarar o desafio de aulas on line. A vivência em EaD para muitos já era uma realidade , mas aulas síncronas obedecendo o cronograma previstos das Instituições foi novidade e um grande desafio a todos.
As Instituições tiveram que se adequar rapidamente as suas plataformas virtuais para a grande demanda de seus cursos anteriormente contratados, em curtíssimo espaço de tempo, mais precisamente em poucas semanas. Plataformas tipo zoom e Microsoft teams passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Evoluimos em dias o equivalente a anos em termos de comunicação.
O desafio foi grande e contar com a solidariedade, experiência e disponibilidade de professores colegas mais experientes nesta modalidade foi crucial para diminuir o gap de aprendizagem da maioria . Por iniciativa própria , estes professores se dispuseram a ensinar os colegas não só a utilização das plataformas , como também repassaram dicas de como conseguir maior interação com os alunos..
Registro aqui a minha eterna gratidão aos professores do IEC PUC MG Marco Pereira, Sandro Marcio, Josmária , Cassia Morato, Rodrigo de Freitas, Ewersom Morais e outros que se dispuseram a nos treinar na primeira hora quando o desafio foi colocado. A modalidade criada De teacher para teacher funcionou maravilhosamente!
No mês de maio , iniciei na modalidade síncrona com as turmas da PUC MBA em Mercado Financeiro e Certificações e MBA Mercado de Capitais e Derivativos utilizando a plataforma Microsoft teams. Na FDC, utilizando o Zoom com a turma de Gestão de Negócios -NEG 223 e com o IBMEC também no Zoom no MBA Executivo em Gestão de Negócios.
Agradeço a participação, envolvimento e respeito dos participantes destas turmas durante a disciplina de Governança Corporativa. O carinho e a atenção deles durante as nossas aulas síncronas foram decisivos para formar minha opinião sobre a efetividade e eficácia desta metodologia: Funciona e bem! A interação em tempo real, o feedback instantâneo criam uma objetividade maior na transmissão do contéudo.
Voltaremos para sala de aula no pós Covid diferentes e com muito mais opções na interação com os discentes. Estou amando a experiência e aprendizado!
Aos meus especiais aluninhos destas primeiras turmas fica o recado que estamos crescendo juntos e de forma bem divertida...e agradeço a paciência de todos nas eventuais “pisadas no tomate “da teacher na lida com a plataforma durante os nossos encontros. Continuo a contar com a valiosa ajuda dos bombeiros do outro lado da telinha..rsrsr
Qualquer sugestão e observação sobre o tema serão muito bem vindos!
