Fórum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Pós graduação em modalidade síncrona: Objetividade e feedback instantâneo.

Um dos positivos impactos do Coronavírus na nossa vida foi a antecipação  de forma exponencial, trazendo para o aqui e agora, a tendência de teletrabalho  e home office.

A partir de  meados de março deste ano, nós os professores de pós graduação fomos convidados a encarar o desafio de aulas on line. A vivência em EaD para muitos já era uma realidade , mas aulas síncronas obedecendo o cronograma previstos das Instituições foi novidade e um grande desafio a todos.

As Instituições tiveram que se adequar rapidamente as suas plataformas virtuais para a grande demanda  de seus cursos anteriormente contratados, em curtíssimo espaço de tempo, mais precisamente em poucas semanas. Plataformas tipo zoom e Microsoft teams passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Evoluimos em dias o equivalente a anos em termos de comunicação.

O desafio foi grande e contar com a solidariedade, experiência e disponibilidade de professores colegas mais experientes nesta modalidade foi crucial para diminuir o gap de aprendizagem da maioria . Por iniciativa própria , estes professores se dispuseram a ensinar os colegas não só a utilização das plataformas , como também repassaram dicas de como conseguir maior interação com os alunos..

Registro aqui a minha eterna gratidão aos professores do IEC PUC MG Marco Pereira, Sandro Marcio, Josmária , Cassia Morato, Rodrigo de Freitas, Ewersom Morais e outros que se dispuseram a nos treinar na primeira hora quando o desafio foi colocado. A modalidade criada De teacher para teacher  funcionou maravilhosamente!

No mês de maio , iniciei  na modalidade síncrona  com as turmas da PUC MBA em  Mercado Financeiro e Certificações e MBA Mercado de Capitais e Derivativos utilizando a plataforma Microsoft teams. Na FDC, utilizando o Zoom  com a turma de Gestão de Negócios -NEG 223 e com o IBMEC também no Zoom no MBA Executivo em Gestão de Negócios.

Agradeço a participação, envolvimento e respeito dos participantes destas turmas durante a disciplina de Governança Corporativa. O carinho e a atenção  deles durante as nossas aulas síncronas foram decisivos para formar minha opinião sobre a efetividade e eficácia desta metodologia: Funciona e bem! A interação em tempo real, o feedback instantâneo criam uma objetividade maior na transmissão do contéudo.

Voltaremos para sala de aula no pós Covid diferentes e com muito mais opções na interação com os discentes. Estou amando a experiência e aprendizado!

Aos meus especiais aluninhos destas primeiras turmas  fica o recado que estamos crescendo juntos e de forma bem divertida...e agradeço a paciência de todos nas eventuais “pisadas no tomate “da teacher na lida com a plataforma durante os nossos encontros. Continuo a contar com a valiosa ajuda dos bombeiros do outro lado da telinha..rsrsr

Qualquer sugestão e observação sobre o tema serão muito bem vindos!

Compartilhe: