20 Congresso de Governança Corporativa do IBGC e lançamento do livro Código de Conduta em parceria com Lélio Lauretti

Nos dias 02 e 03 de setembro aconteceu o 20º Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), maior evento do setor da América Latina. O tema desta edição é “O Fator Humano na Governança Corporativa – Impacto na Era Digital”.

Entre os palestrantes e debatedores do primeiro dia de programação destacaram-se o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa; a diretora-geral do Twitter Brasil, Fiamma Zarife; o fundador da GR1D, Guga Stocco; o CEO da Natura, João Paulo Brotto Ferreira, e a diretora-presidente da Sodexo, Andreia Dutra.

A abertura foi feita pelo fundador e instrutor do IBGC, Lélio Lauretti, para quem a “governança é a gestão empresarial acrescida de princípios éticos”. Lélio e eu tivemos a oportunidade e o privilégio de lançarmos nosso livro Código de Conduta: Evolução, Essência e Elaboração neste excelente evento, com a presença da CEO de nossa Editora Maria Amélia.

Os dados da Pesquisa IBGC, foram apresentados e mostraram que as empresas de capital fechado brasileiras necessitam avançar urgentemente em governança corporativa. De acordo com o trabalho, a adoção de boas práticas, que ajudam na tomada de decisões, ainda é prematura nessas companhias. A maioria das unidades pesquisadas são de negócios familiares.

O gerente de pesquisa e conteúdo do IBGC, Luiz Martha, explicou que a métrica de Governança Corporativa do instituto revela uma pontuação de apenas 34,6, numa escala que vai até 100. “A governança pode ajudar a empresa a atingir longevidade maior. Práticas de governança não são apenas para empresas de capital aberto. Ajudam a empresa a gerenciar melhor os riscos, tratar melhor seus talentos, tomar melhores decisões e pensar melhor sua estrutura de capital”, afirmou.

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