Pós-graduação em modalidade síncrona: objetividade e feedback instantâneo

Um dos positivos impactos do coronavírus na nossa vida foi a antecipação  de forma exponencial, trazendo para o aqui e agora, a tendência do teletrabalho e do home office.

Desde meados de março desse ano, nós, os professores de pós-graduação, fomos convidados a encarar o desafio de aulas on-line. A vivência em EaD para muitos já era uma realidade, mas aulas síncronas, obedecendo o cronograma previstos das instituições, foi novidade e um grande desafio a todos.

As instituições tiveram que adequar rapidamente as suas plataformas virtuais para a grande demanda de seus cursos anteriormente contratados, em curtíssimo espaço de tempo – mais precisamente em poucas semanas. Plataformas, tipo Zoom e Microsoft Teams, passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia. Evoluímos em dias o equivalente a anos em termos de comunicação.

O desafio foi grande e contar com a solidariedade, experiência e disponibilidade de professores colegas mais experientes nesta modalidade foi crucial para diminuir o gap de aprendizagem da maioria. Por iniciativa própria, estes professores se dispuseram a ensinar os colegas não só a utilização das plataformas, como também repassaram dicas de como conseguir maior interação com os alunos.

Registro aqui a minha eterna gratidão aos professores do IEC PUC Minas, Marco Pereira, Sandro Marcio, Josmária , Cássia Morato, Rodrigo de Freitas, Ewersom Morais e outros que se dispuseram a nos treinar na primeira hora, quando o desafio foi colocado. A modalidade criada ae teacher para teacher funcionou maravilhosamente!

No mês de maio, iniciei na modalidade síncrona com as turmas da PUC de MBA em Mercado Financeiro e Certificações e MBA Mercado de Capitais e Derivativos, utilizando a plataforma Microsoft Teams. Na FDC, utilizei o Zoom, com a turma de Gestão de Negócios – NEG 223 e, no IBMEC, também o Zoom no MBA Executivo em Gestão de Negócios.

Agradeço a participação, o envolvimento e o respeito dos participantes destas turmas durante a disciplina de Governança Corporativa. O carinho e a atenção deles durante as nossas aulas síncronas foram decisivos para formar minha opinião sobre a efetividade e eficácia desta metodologia: Funciona e bem! A interação em tempo real e o feedback instantâneo criam uma objetividade maior na transmissão do conteúdo.

Voltaremos para sala de aula no pós Covid diferentes e com muito mais opções na interação com os discentes. Estou amando a experiência e aprendizado!

 Aos meus especiais aluninhos destas primeiras turmas, fica o recado que estamos crescendo juntos e de forma bem divertida… E agradeço a paciência de todos nas eventuais “pisadas no tomate” da teacher ao lidar com a plataforma durante os nossos encontros. Continuo a contar com a valiosa ajuda dos “bombeiros” do outro lado da telinha… rsrsrs

Qualquer sugestão e observação sobre o tema será muito bem vinda!

Compartilhe: