O conselho de administração é um ativo estratégico das organizações. Sua principal missão é fomentar a geração de valor, oferecendo agilidade para lidar com ameaças competitivas, evolução nas preferências dos clientes e tecnologias disruptivas.
Como consequência, a composição do Conselho deve assegurar combinação apropriada de habilidades e competências, consistente com o modelo de negócio, complexidade e magnitude da organização. Mais do que isso, conselheiros independentes cumprem importante papel ao reforçar o alinhamento de interesses de todos os stakeholders.
A carta aos acionistas da Petrobras reforça o engajamento e estabelece saudável conexão, evidenciando a dimensão dos desafios à frente de uma das maiores empresas do país.
Faz todo sentido que essa empresa, em constante desafio de afastar corrupção e influências escusas, tenha um Conselho com maior número de membros independentes possível.
Agora, precisam ser legitimamente independentes, com background capaz de comprovar esse atributo e não apenas “no papel”. Só assim haverá maior transparência e eficiência na administração. A consequência será uma empresa ainda mais sólida com melhor geração de valor.
Absolute Investimentos
Banco Clássico
Genial Investimentos
Moat Capital
RPS Capital – Investment Management