ANOTE!!!! Era a senha que fechava às operações entre compradores e vendedores na antiga roda de cereais da Bolsa de Comércio de Rosário! O respeito pela palavra sempre foi um dos pilares da Instituição que chegou a ser referência de preço e negociações para a bolsa de Chigado nos anos 1890.
A instituição foi criada em 18 de agosto de 1884 , com o nome de Centro Comercial de Rosário. Após algumas tentativas frustradas em anos anteriores, a iniciativa de montar um Shopping Center partiu de Felipe Moré, empresário e jornalista, que convocou um grupo de comerciantes. Naquela época, a cidade tinha 45 mil habitantes e recebia a produção de cereais de cerca de 60 colônias agrícolas recém-criadas, grãos que eram embarcados nos vapores que ligavam o porto local à Europa.
A assembléia constitutiva, realizada em agosto de 1884, nomeou Gregorio Machain como o primeiro presidente da entidade, com 177 membros. Tinha uma finalidade muito semelhante à de uma bolsa de valores, pois pretendia ser um ponto de encontro para transações comerciais.
Rosário tinha quatro bancos, duas ferrovias, duas companhias telefônicas, um sistema dinâmico de comunicação postal e telegráfica e um porto ultramarino. A ela chegavam catorze linhas diretas de vapores que transportavam entre Rosário e a Europa, com uma entrada mínima de vinte e dois navios por mês. Havia 36 casas que introduziam mercadorias, 13 lojas atacadistas e uma constelação de pequenos negócios e empresas manufatureiras.
A Diretoria do Shopping Center passou a constituir a Câmara Sindical, e as Comissões de Comércio de Grãos e de Arbitragem foram transformadas em câmaras, que buscavam a maior representatividade de ambos os itens.
A primeira sede da instituição foi um edifício localizado na esquina das ruas San Lorenzo e Libertad (hoje Sarmiento), que consistia em uma grande sala e seis escritórios.
A assembléia geral extraordinária de 9 de janeiro de 1899 ordenou a mudança do nome da instituição, que passou a se chamar Bolsa de Valores de Rosario. Seus objetivos eram eloquentes: “oferecer um ponto de encontro para comerciantes e agentes comerciais para tratar de todos os tipos de negócios jurídicos e facilitar a realização de operações comerciais, dando-lhes segurança e legalidade”; e “exercer a representação do comércio e do sindicato mercantil perante as autoridades do país e zelar por seus interesses”.
Com essa reforma, foi criada a Câmara de Arbitragem de Grãos , a mais antiga do gênero no país, com o objetivo de dirimir as controvérsias surgidas nos contratos de compra e venda de grãos, cuja negociação ganhava cada vez mais importância. Seu primeiro presidente foi Ernesto Davis.
Em 1908 , a Bolsa de Valores de Rosario inaugurou seu primeiro prédio próprio localizado na rua San Lorenzo 1000 (com saída na rua Santa Fe), em um terreno adquirido alguns anos antes.
Nesse mesmo ano, foi criado o atual Centro de Corretores de Grãos de Rosário (então Centro de Corretores e Comissários de Grãos) , presidido por Federico Alabern.
Em 19 de novembro de 1909 , foi criado o Mercado Geral de Produtos Nacionais de Rosario de Santa Fe, (mais tarde Mercado Rosario Termo e atualmente conhecido como ROFEX ) iniciando suas atividades em 10 de março de 1910 com o objetivo de registrar, liquidar e garantir grãos futuros operações de compra e venda. Com notável atividade nas décadas de 20 e 30, tornou-se uma formadora de preços internacional, principalmente de milho e linho. Seu primeiro presidente foi Federico Alabern.
Em 31 de janeiro de 1912, foi publicado o primeiro Diário Oficial da Bolsa de Valores de Rosario, que mais tarde ficou conhecido como Revista Institucional BCR.
Em 22 de novembro de 1927 , foi criada a Bolsa de Valores de Rosario com o nome de Mercado de Títulos y Cambio de Rosario, com a finalidade de “liquidar contratos e garantir operações de caixa e prazo para a compra e venda de ações nacionais, provinciais, municipais e de sociedades ou títulos e valores mobiliários de qualquer espécie e letras de câmbio. Foi presidida por Pedro Santiago Beristain.
Em 12 de julho de 1924, foi adquirido o terreno localizado na esquina das ruas Corrientes e Córdoba para ali construir o novo prédio da Bolsa de Valores.
Em 11 de novembro de 1929 foi inaugurado o atual Edifício Institucional, com projeto do arquiteto Raúl R. Rivera, vencedor de um concurso público de anteprojetos. Foi construído entre 1927 e 1929 pela empresa Rafael Candia Jr. e Carlos Isella. Ao longo dos anos, este edifício foi declarado patrimônio público por sua beleza arquitetônica e sua importância histórica para a cidade.
Com a reforma do estatuto aprovada pela assembléia extraordinária de 28 de setembro de 1950 , é criada a Câmara Arbitral de Óleos Vegetais e Subprodutos para entender e julgar as demandas, consultas e demais questões relativas aos negócios do setor.
Em 1983, La Bolsa começou a publicar o jornal semanal que é realizado até hoje.
Em 1986 começaram a realizar-se os Ciclos Culturais da BCR , que se encontram em continuidade.
Em 1988 a BCR inaugurou seu escritório na cidade de Buenos Aires.
Em 14 de abril de 1992 , o Conselho de Administração da Bolsa ordenou a criação do Tribunal Arbitral Geral da Bolsa de Rosario , para funcionar como tribunal institucional de conciliação, arbitragem e arbitragem.
Em 1993, foi inaugurado parcialmente o novo Edifício Torre, complementar e contíguo ao Edifício Sede, com entrada pela Rua Paraguai. Dispõe de sala Auditório, sala polivalente, instalações anexas, agência bancária, agência da Caixa de Valores, etc. Em janeiro de 1999, a torre de escritórios foi totalmente habilitada. Finalmente, em janeiro de 2002, foi concluída a transferência para o novo prédio das instalações operacionais do Mercado Físico de Grãos e do Mercado a Prazo de Rosário SA. O chamado Edifício Torre foi o primeiro “edifício inteligente” de Rosário.
Rosario Valores Sociedad de Bolsa SA começou a operar em 1997 , constituída pelo Mercado de Rosario e a Bolsa de Valores para atuar como Agente da Bolsa de Valores de Buenos Aires, através do qual são canalizadas as operações de compra e venda de títulos dos agentes.
Em 1999 foi criada a Argentina Clearing SA . através de uma divisão da Rofex. Suas principais funções são: registrar, compensar e liquidar operações de derivativos, administrar o sistema de margem, garantir o cumprimento das operações e atuar como contraparte legal em cada contrato comprador e vendedor.
Em 2002, a Rofex lançou a operação de produtos financeiros, principalmente o contrato futuro de peso-dólar.
Em 2003, Rosario Administradora Sociedad Fiduciaria SA iniciou suas atividades comerciais , cujos acionistas são a Bolsa de Valores de Rosario, o Mercado a Termo de Rosario e a Bolsa de Valores, a fim de utilizar os trustes como ferramenta financeira.
Em março de 2008, foi lançado o Mercado Ganadero SA, conhecido como Rosgan , o primeiro mercado nacional por meio do qual são realizados leilões de fazendas televisionados em todo o país. É um mercado formado pela BCR e um grupo de importantes casas consignatárias de tesouros de diferentes províncias da Argentina. Tem como objetivo realizar leilões através da projeção de imagens dos lotes de animais a serem leiloados sem a necessidade de deslocá-los fisicamente. Em outubro de 2008, foi realizado o primeiro leilão no Edifício Sede da Bolsa.
Em 2013, a Bolsa de Valores de Rosario fundiu e absorveu a Bolsa de Valores de Mendoza, mudando seu nome para Mercado Argentino de Valores SA (MAV) impulsionado pelo espírito da Lei 26.831 sobre Mercado de Capitais. A MAV está implantada na área de negociação de ações e PMEs, cheques de pagamento diferido, fundos fiduciários, livranças e outros produtos não padronizados, bem como na estruturação de instrumentos de financiamento de pequenas e médias empresas.
Em 2018, a Bolsa iniciou a construção de um novo edifício de escritórios na Rua Corrientes entre Córdoba e Santa Fe, o chamado Edifício Armonía, que se tornará o primeiro “edifício verde” de alto desempenho em Rosario, que incorporará jardins verticais , que permitirão absorção de gases poluentes, retenção de poeira, aproveitamento de água da chuva e economia de energia.
Em 2019, foi realizada a fusão entre os dois mercados futuros centenários da Argentina, ROFEX SA como empresa spin-off e o Mercado a Término de Buenos Aires SA (Matba) como empresa incorporadora, nomeando a nova empresa incorporadora Matba-Rofex SA Esta integração virtuosa permite crescer o mercado, tanto em volume como em liquidez, alcançar maior eficiência, melhorar a tecnologia e a qualidade dos produtos agrícolas e financeiros que oferecem.