Propósitos: o terceiro “P” da Governança Corporativa

esquema gráfico da metodologia 8Ps da governança corporativa

Propósitos

O propósito fundamental da governança corporativa é contribuir para o máximo retorno a longo prazo dos stakeholders.

  • Direcionamento de médio-longo prazo consensado.
  • Alinhamento entre propósitos e expectativas dos proprietários.
  • Clareza na definição de diretrizes de grande alcance:
    – Propósito orientador (missão).
    – Propósito empresarial (visão).
  • Estratégia consistente, motivadora, realizável.
  • Foco em retornos:
    (a) Maximização do retorno total dos investimentos dos shareholders (RTS).
    (b) Harmonização do RTS com os interesses de outros stakeholders.

Boas práticas:

  • Visão de longo prazo alinhada, nos Conselhos de Sócios e de Administração e no âmbito da Diretoria Executiva.
  • Estratégia clara, consistente e focada na criação de riqueza.

Situações críticas:

  • Desalinhamentos na definição das estratégias, no modelo de empresariamento e na velocidade de crescimento.
  • Rumos estratégicos desconectados da evolução do ambiente de negócios em que a Organização opera.

Veja também:

Papéis: o quarto “P” da Governança Corporativa

Governança corporativa: a metodologia dos “8Ps”

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