Poder
As formas como se articulam as negociações e se estabelecem as relações entre os órgãos de governança definem a estrutura de poder no interior das corporações.
- Constituição da estrutura de poder: prerrogativa dos shareholders.
- Definição e separação de funções e responsabilidades:
– Conselhos corporativos.
– Direção executiva. - Definição compartilhada de decisões de alto impacto.
- Planejamento das sucessões nos órgãos de governança.
Boas práticas:
- Definido, visível e aceito, nos órgãos da Administração:
– Empowerment e firme condução do Conselho.
– Liderança forte, produtora de bons resultados e admirada na Presidência Executiva. - Alçadas e responsabilidades claramente definidas.
Situações críticas:
- Fragmentação e acomodações na estrutura organizacional para atender a pessoas, não voltadas para o interesse das empresas do Grupo.
- Lutas internas entre os membros do Conselho e principais Executivos.
- Indicações e promoções não fundamentadas em sistemas meritocráticos.
- Desconfortos com lideranças, quanto a estilos, competências e resultados gerados.