Práticas
O foco das boas práticas de governança é a gestão de conflitos de agência, tanto os decorrentes de oportunismo de gestores, quanto de grupos majoritários de controle.
- Sistematização: do direcionamento da estratégia ao monitoramento de resultados.
- Práticas atribuíveis ao Conselho de Administração (estratégia de negócios e de gestão):
– Direcionamento.
– Homologação.
– Monitoramento. - Empowerment dos órgãos de governança.
- Gestão de conflitos e de custos de agência.
- Construção de canais de comunicação, internos e externos.
- Práticas atribuíveis à Diretoria Executiva:
– Alinhamento aos valores corporativos
– Operações alinhadas às estratégias
– Foco em geração de resultados
– Cumprimento do plano orçamentário
Boas práticas:
- Ausência de conflitos de interesse.
- Transações com partes relacionadas amplamente justificadas.
- Práticas sistematizadas: do direcionamento da estratégia ao monitoramento de resultados.
- Práticas atribuíveis aos Conselho de Administração (estratégia de negócios e de gestão):
– Direcionamento.
– Homologação.
– Monitoramento. - Práticas atribuíveis à Diretoria Executiva:
– Alinhamento aos valores corporativos.
– Operações alinhadas às estratégias.
– Foco em geração de resultados.
– Cumprimento do plano orçamentário.
Situações críticas:
- Ausência de acordos, protocolos de entendimento e de regras formais.
- Práticas oportunistas, conflitos de interesse.
- Decisões colegiadas desconsideradas.
- Prevalência de modelos informais de gestão.